Tudo por culpa do vírus sincicial respiratório (VSR). “Ele é o principal agente causador de bronquiolite”, afirma José Dirceu Ribeiro, presidente do departamento de pneumologia da Sociedade Brasileira de Pediatria e professor da Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo. Ribeiro conta que, embora a maioria das crianças, mais dia, menos dia, acabe mesmo entrando em contato com o VSR, nem todas desenvolvem a doença. “Quanto mais nova ela for, maior a suscetibilidade, já que o sistema imunológico ainda não está amadurecido o suficiente”, explica o pediatra Cid Pinheiro, do Hospital e Maternidade São Luiz, na capital paulista.
Não à toa, é nos primeiros meses de vida que o VSR entra em ação, comprometendo as trocas de oxigênio e gás carbônico e prejudicando a respiração. Após os 2 anos de idade, o vírus quase sempre se limita a causar resfriados, ou seja, não chega a penetrar na estrutura pulmonar.
Durante o inverno, resguardar as crianças não significa confiná-las. Aliás, isso só favorece a “estação da bronquiolite”, que é como o pediatra Gilberto Petty, professor do setor de pneumologia da Universidade Federal de São Paulo, se refere à alta incidência de casos nesta época do ano. “É importante ventilar os ambientes”, indica. Outra medida prosaica, mas que afasta pra valer a doença, é caprichar na limpeza das mãos, principalmente depois de chegar da rua. “Quem tem bebê deve abusar de água e sabão e completar a higiene com álcool a 70º”, recomenda José Dirceu Ribeiro, da Unicamp.
Bronquiolite - Quando o ar não passa
Essa doença ataca os pulmões e prejudica a respiração das crianças, principalmente nos dois primeiros anos de vida. Fique de olho: é no inverno que o mal aparece com maisfreqüência.
Por Regina Célia Pereira
O nariz começa a escorrer, surge uma febre baixa e, para piorar, acompanhada de uma tossinha teimosa justamente na hora em que o pequeno pega no sono. Ossintomasaté aqui são idênticos aos de uma gripe. Só que, além desses sinais, algo chama a atenção: um ruído semelhante a um miado. Quando esse quadro se instala, são grandes as chances de o problema atender pelo nome de bronquiolite. “Essa é a primeira causa de internação entre os lactentes”, diz a pediatra Sandra Vieira, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. E é bem agora, durante a temporada de dias frios — mais precisamente entre abril e setembro —, que a incidência de casos tende a aumentar.
Posted by simaomicas at 1:23 AM 0 comments
A gripe A
A gripe A, tem sido uma doenca que vem nos ultimos tempos criar uma demasiada inseguranca no seio da populacao no mundo inteiro. Particularmentre em Mocambique, tem sido por certos momentos um gerador de desconforto e desconfiacia entre as pessoas, quer seja em casa, nos postos de trabalho, nas escolas, nas creches, e tambem em casos mais criticos nos Hospitais.
De certa maneira a pessoa tem sido descriminada por estar as vezes com sintomas de gripes leves, por ai em diante.
Mas, uma vez mais focando ao Estado Mocambicano, houveram 3 casos fatais
Posted by simaomicas at 1:08 AM 0 comments
Labels: A gripe A
Subscribe to:
Posts (Atom)